Pages

4 de out. de 2012

Sopa de letrinhas


Na hora da compra de um carro ou moto, o consumidor não se dá conta da quantidade de siglas que os acompanham. Ao ler o manual, lá estão mais algumas delas. Para ajudar a traduzir esta sopa de letrinhas, abaixo seguem os significados dos principais "códigos" das motocicletas e quadriciclos: 

4x2
Indica quantas rodas têm capacidade de tração. A sigla 4x2 indica que o veículo tem 4 rodas, mas apenas duas tracionam. O sistema 4x2 pode ser com tração dianteira (FWD, Front Wheel Drive) ou traseira (RWD, Rear Wheel Drive).

4x4
Termo equivalente a 4WD (Four Wheel Drive), aponta quantas rodas têm capacidade de tracionar o veículo. A sigla 4x4 indica um veículo com tração nas quatro rodas. Porém, a maioria desses veículos possui a opção de tração 4x2, reservando o sistema 4x4 para quando há necessidade de maior capacidade de tração, por exemplo, um terreno de lama. Ela pode acionada manualmente ou automaticamente, dependendo do modelo do veículo. Há ainda veículos com tração 4x4 permanente, conhecida AWD (All Wheel Drive), que é preparada inclusive para o piso seco. Usa-se tração integral em veículos de passeio para lhes garantir mais estabilidade.

Abraciclo
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Abram
Associação Brasileira de Motociclistas.



ABS
Antilock Brake System, recurso que impede que as rodas travem durante uma freada forte, fazendo o carro ou moto derrapar. Quando é acionado, o sistema causa uma vibração no pedal. É utilizado também em motos. Será obrigatório para carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

Airbag
Bolsa que é inflada em determinadas situações de colisão, complementando a ação do cinto de segurança. Seu acionamento ocorre quando há uma desaceleração brusca no veículo, um impacto, por exemplo, e não depende da deformação da carroceria. O ângulo da colisão influencia. Airbag duplo é um termo geralmente usado para indicar airbag frontal para motorista e passageiro do banco da frente. A partir de 2014, carros fabricados no Brasil terão de sair com airbag duplo. Há outros tipos de airbag como de cortina (lateral, em peça única), de joelho (geralmente para o motorista), etc.Também já é utilizado em motocicletas, como é o caso da Honda Gold Wing 1800.

ASR
Anti Slip Regulator, sigla para controle de tração. Ele impede que as rodas girem em falso, perdendo aderência num piso molhado, por exemplo. O sistema freia as rodas e limita o torque do motor quando há perda de aderência, permitindo que o carro continue se movendo.

Bicilíndrico
Motor a combustão com dois cilindros. É típico de motos, mas tem aplicação em carros atuais, com a evolução da tecnologia que faz motores menores terem rendimento de blocos maiores, caso do TwinAir, da Fiat.

Big-trail
Sinônimo de Maxtrail ou Maxitrail, são motos de uso misto asfalto/terra com motores de média e alta cilindrada, como a  Honda Varadero. Possuem grandes aptidões para longas viagens.

Bluetooth
Tecnologia que possibilita a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos como celulares e computadores em curtas distâncias.

Câmbio automático
Nele as trocas de marcha são feitas sem a intervenção do motorista, por isso não há pedal de embreagem. Pode ter até 8 marchas e também pode ter a função de trocas de marchas sequenciais, no volante (paddle shifts) ou na alavanca de câmbio.A Honda VFR 1200 já é equipada com este mecanismo.

Câmbio semi-automático
Câmbio onde há a necessidade de trocas de marchas, porém, sem haver pedal ou alavanca de embreagem. Sensores no veículo detectam o momento em que o motorista irá efetuar a mudança de marcha.

Carenagem
Peça, geralmente plástica, que envolve a moto gerando efeito aerodinâmico. Usada prioritariamente em motos Esportivas. Algumas motos, como as Naked fazem uso deste item como enfeite.

Cavalos
Unidade de potência de um motor mais comumente usada no Brasil. Equivale a 0,98 hp (horsepower) ou 0,73 kw, unidades de medida mais usadas no exterior.

Chassi
Estrutura de suporte do carro, sobre a qual é montada a carroceria. Nela é gravado o Número de Identificação do Veículo, também sinônimo de chassi –nos recalls, por exemplo, as montadoras divulgam os números dos chassis envolvidos.

Chopper
Moto que possui muitas peças cromadas, visual minimalista e amortecedores compridos no trem dianteiro. Geralmente, são utilizadas para customização.

Ciclística
É o conjunto formado por chassi, suspensão e rodas que garante à moto sua dinâmica. Uma boa ciclística garantirá à motocicleta maior estabilidade, o que será nítido em curvas.

Clindrada
Unidade de medição do volume de um motor que informa a soma da área interna dos cilindros de um veículo. Exemplo: veículo 1.8 litro possui motor de 1800 cm³ de cilindrada; uma moto de 1000 cilindradas tem um motor com 1.000cm³.

City
Motos de concepção urbana com baixa cilindrada. Podem ter características similares às de uma naked, esportiva ou custom. Entre elas, estão as motos utilitárias, como Yamaha YBR 125 e Dafra Riva 150. Também podem ser chamadas de Street.

Combustão
Queima do combustível no motor que gera energia para movimentar o veículo; tipo de moto que utiliza esse recurso.

Consumo
Medição de quantos quilômetros um veículo percorre com 1 litro de combustível; na Europa, o padrão é medir quantos litros para cada 100 km.

Contran
Conselho Nacional de Trânsito, regulamenta as normas do trânsito brasileiro.

Crossover
Veículo com carroceria enquadrada em mais de uma categoria. No caso de carros, o termo é normalmente aplicado para indicar uma carroceria que fica entre um utilitário esportivo e uma perua; é mais usado comercialmente. Algumas motos também já estão entrando nesta classificação, é o caso da Honda VFR 1200X.

Cub
Estas motos estão no meio termo entre uma street e um scooter. Seu visual lembra a de scooter, mas seu câmbio é semi-automático e a maior parte destes modelos não têm embreagem. As Honda Biz são exemplos de Cub.

Custom
São motos de média e alta cilindrada com visual clássico e características estradeiras. O motociclista senta nestas motos com as pernas mais flexionadas que de costume. Seu principal símbolo são as motos da Harley-Davidson, como a Sportster 883.

Denatran
Departamento Nacional de Trânsito.

Detran
Departamento Estadual de Trânsito.

DOHC
Double Overhead Camshaft ou Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote. Refere-se a um motor a combustão interna que utiliza dois comandos para controlar a abertura e fechamento das válvulas do motor.

DPVAT
Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre; também conhecido como seguro obrigatório.

Emissão
Quantidade de gases, sobretudo o CO2, emitida pelo motor do carro, geralmente medida em grama/quilômetro (g/km). “Zero emissão” é um termo utilizado pelas montadoras para indicar veículos que não poluem, como os elétricos.

Esportiva
Também chamada de Sport ou Speed é a moto desenvolvida para rodar com muita velocidade. Similar de motovelocidade, é nada mais que a versão de rua dessas motos de competição. Possui carenagem aerodinâmica e motores potentes.

Fenabrave
Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave); é a associação dos concessionários.
 .
Flex
Tipo de motor que aceita gasolina e etanol.

Freios ABS
ABS vem de Antilock Brake System e é um recurso que impede que as rodas travem durante uma freada forte, fazendo o carro derrapar. Quando é acionado, o sistema causa uma vibração no pedal. É utilizado também em motos. Será obrigatório para carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

Injeção eletrônica
Sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura ar / combustível, possibilitando maior economia de combustível, já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada, e também melhora o desempenho do motor.

IPI
Imposto sobre Produtos Industrializados.

IPVA
Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

LED
Light-Emitting Diode, semicondutor que emite luz e é utilizado em lugar de lâmpadas em painéis e, mais recentemente, em faróis e lanternas.

Kgfm
Unidade de medida de torque mais comumente usada no Brasil, sigla para quilograma força X metro.

Maxtrail
Seguindo características similares às trail, as maxtrail são motos de uso misto asfalto/terra com motores de média e alta cilindrada, como a BMW R 1200 GS e Yamaha Ténéré 1200. Maxitrail e “big-trail” também são expressões utilizadas para se referir a elas.

Monocilíndrico
Motor de um cilindro, comumente encontrado em motos.

Naked
Palavra em inglês que significa "nu" ou "nua". Refere-se a motos com sem carenagens, que, usualmente, são versões sem carenagens de motos esportivas, como o caso da Honda Hornet. O piso destas motos é o asfalto e a cilindrada varia de média a alta. Exemplo consagrado é a Honda Hornet 600.

Ponto cego
Área que o motorista não consegue enxergar em manobras ou em movimento.

Portfólio
Conjunto de modelos de veículos oferecidos por uma montadora.

Protótipo
Veículo não completamente desenvolvido, ainda em fase de testes. O que chega às lojas é a chamada versão de produção ou versão final.

Recall
Procedimento no qual uma empresa convoca os proprietários de um produto a levá-lo para uma verificação em virtude de risco de acidente. Pode ser voluntário, ou seja, quando é feito por iniciativa da própria empresa, o que também é chamado de “recall branco”, ou determinado por uma autoridade. No Brasil, os recalls são registrados no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça, e também divulgados pelo Procon.

Scooter
Veículo de duas rodas com motor elétrico ou a combustão, similar a uma moto. A principal característica é o câmbio automático e o posicionamento das pernas que, ao contrário das motos, ficam sobre um assoalho. Os representantes mais famosos são as Vespas.

Speed
Também chamada de Esportiva ou Sport, é a moto desenvolvida para rodar com muita velocidade. Similar de motovelocidade, é nada mais que a versão de rua dessas motos de competição. Possui carenagem aerodinâmica e motores potentes.

Sport
Também chamada de Esportiva ou Speed, é a moto desenvolvida para rodar com muita velocidade. Similar de motovelocidade, é nada mais que a versão de rua dessas motos de competição. Possui carenagem aerodinâmica e motores potentes.

Street
Motos de concepção urbana com baixa cilindrada. Podem ter características similares às de uma Naked, Esportiva ou Custom. Entre elas, estão as motos utilitárias, como Honda CG 125 Fan e Suzuki Yes 125. Também podem ser chamadas de City.

Tetracilíndrico
Motor a combustão de quatro cilindros.

Torção do chassi
Torções que ocorrem no conjunto de moto ou carro durante curvas, frenagens ou acelerações.

Tricilíndrico
Motor a combustão com três cilindros.

Torque
Força que tende a rodar ou virar objetos. É a multiplicação de uma força por uma distância, em relação a um eixo. Em um veículo, indica a força que ele possui de saída e retomada de velocidade. Quanto maior o torque, mais fácil o veículo se locomove em relação à carga que ele suporta. No Brasil, é mais comum medir o torque em kgfm (quilograma força X metro) por rpm (rotações por minuto). No exterior, em N-m (Newton por metro) por rpm.

Trail
Tipo de motocicleta com aptidões mistas urbana e off-road de motores com cilindrada pequena e média. Apesar de no visual parecerem com motos de Motocross, sua utilização é menos radical.

Válvula
Dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor a combustão. Há válvulas de admissão, que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor, e válvulas de escape, que permitem a saída dos gases após a explosão. Normalmente, as montadoras indicam o número de válvulas de um motor. Um motor de 16V, por exemplo, possui quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro.

Zero emissão
Veículo que não emite gás poluente porque não utiliza motor a combustão.



Fonte:
http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/08/glossario-de-carros-e-motos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário