Pages

5 de jan. de 2012

Diga SIM para as motocicletas


Conheça as vantagens de escolher uma moto como meio de transporte no Brasil



Ultimamente a imprensa tem divulgado dados alarmantes sobre acidentes com motocicletas, mas esquecem de destacar que o risco existe de acordo com a prudência do piloto. Andar de moto pode ser muito seguro se você souber respeitar os limites e as leis de trânsito. As motocicletas são ágeis, econômicas, possuem baixo custo de manutenção e têm outros motivos para continuar a ser o meio de transporte mais popular do Brasil. Veja porque você deve dizer SIM às motos:

1 - Baixo consumo de combustível
Enquanto um automóvel popular percorre em média 10 Km por litro, a moto popular chega a percorrer uma distância quatro vezes maior com apenas um litro de combustível. Economia grande para o bolso e também para o ambiente, afinal, com o gasto menor racionaliza-se o uso desse recurso natural.

2 - Mobilidade
O trânsito tem deixado cada vez mais brasileiros estressados por conta das grandes filas que ocorrem não apenas nas cidades mais populosas, mas também nas de médio porte. A motocicleta reduz o tempo gasto no trânsito. Seu tamanho e agilidade permitem maior mobilidade em menor tempo, dessa forma você ganha mais horas para desfrutar do dia.

3 - Espaço físico (estacionamento)
Encontrar uma vaga de estacionamento para automóvel não é tarefa fácil, principalmente em dias de chuva e horários de pico. Pior ainda são os valores cobrados nos estacionamentos particulares. Para estacionar uma motocicleta é muito mais fácil. Em um local onde se abriga um carro - uma distância de aproximadamente 3,8 metros - é possível parar seis motos. Em uma rua onde se estaciona 16 carros, que transportariam 80 pessoas (cinco por carro), é possível acomodar 95 motocicletas capazes de transportar 192 pessoas.


4 - Custo de aquisição
Um carro popular como o Gol, da Wolkswagem, eleito o mais vendido de 2011, custa aproximadamente R$ 30. 880,00. Para comprar uma motocicleta Honda CG 150, também o modelo mais vendido no país, o investimento é de cerca de R$ 6. 290,00, ou seja, 20% do valor do carro.

5 - Alternativa para transporte
Andar de motocicleta é mais barato e mais ágil do que enfrentar o transporte público na maioria das cidades brasileiras. Para quem pega mais de uma condução por dia, no final do mês gasta com transporte o mesmo valor que investiria na prestação da motocicleta, porém com a diferença de ter mais agilidade, rapidez no deslocamento, conforto e um bem próprio.

6 - Custo de manutenção
O desgaste de uma moto é praticamente o mesmo de um veículo, mas as peças são mais baratas. Para se ter uma ideia, um carro usa quatro pneus, enquanto a motocicleta utiliza apenas dois, as trocas de óleo e filtro têm custo menor nas motocicletas e a mão-de-obra especializada em serviços para as motos é 30% mais barata do que para os carros.

7 - Fator emoção
Só quem já andou de moto sabe a sensação que a máquina desperta. Dirigir um carro dá prazer, mas pilotar uma motocicleta é uma experiência mais marcante e excitante, pois o condutor se sente muito mais participativo na pilotagem. Até mesmo os sentidos se aguçam ao andar de moto, sente-se aromas, mudança de temperatura, os sons do ambiente e as cores vibrantes.

Andar de moto é mais rápido, mais econômico, mais consciente e muito mais emocionante!

Fonte: Revista Motociclismo
Fotos: Reprodução

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria.
    Você soube selecionar e apresentar o tema com muita sabedoria e propriedade.

    Esperamos continuar lendo artigos tão interessantes e esclarecedores como você sempre publica.

    Lu Correa

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, que bom que você gostou da matéria!
    Continue acompanhando o nosso blog.

    Abraços,
    Equipe LCW Motos

    ResponderExcluir