Pages

7 de nov. de 2011

História do capacete

Artigo indispensável na proteção dos motociclistas, a história do capacete é bastante recente. Ele passou a ser usado pelos motociclistas em meados de 1916 e surgiu da necessidade de proteção após a morte de Thomar Edward Lawrence, um oficial inglês que se tornou famoso por sua habilidade e percepção ao relatar para todo o mundo a guerra que aconteceu em 1916 no Oriente Médio.


Lawrence sofreu um acidente de trânsito com sua moto, perdeu o controle da máquina e na queda sofreu graves lesões na cabeça. Entrou em coma e após seis dias faleceu. Foi o médico que o atendeu após o acidente, o neurocirurgião Hugh Cairns, que iniciou um longo estudo sobre a morte de motociclistas feridos na cabeça e motivou o exército inglês e muitos civis a usar capacetes. Posteriormente, o item passou a ser adotado por motociclistas não apenas da Inglaterra como de outras partes do mundo e hoje é um dos itens indispensáveis de segurança.

O acessório evoluiu, os materiais também e atualmente conhecemos quatro modelos de capacetes, são eles:

Capacete aberto - Não oferece proteção para o queixo.


Capacete fechado - Aquele em que o casco segue abaixo da viseira e protege o queixo do motociclista.


Capacete articulado - Modelo cuja proteção para o queixo é removível.


Capacete off-road - Possui proteção para o queixo, mas não tem viseira, por isso deve ser usado com óculos de segurança.



Fonte: http://mxparts.com.br/blog/2010/12/como-surgiu-o-capacete-a-origem/#more-3188
Fotos: Reprodução

Um comentário: